16 de setembro de 2024
Av. Paulista, 1079 - São Paulo/SP
Tecnologia

Computador quântico do Google é anunciado com velocidade recorde

Computador quântico do Google é anunciado com velocidade recorde

Em números, o novo computador quântico do Google é capaz de realizar cálculos 47,2 anos mais veloz do que o atual equipamento quântico mais rápido do mundo. Saiba mais!

Nesta semana, o novo computador quântico do Google, chamado Sycamore, foi anunciado como 47 anos mais veloz que o supercomputador mais poderoso do mundo atualmente, o Frontier, do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos EUA.

Vale lembrar que, em 2019, o próprio Google afirmou, sob contestações, que teria alcançado a “supremacia quântica”, uma fronteira em que um computador supera qualquer máquina existente.

Nesse sentido, enquanto o computador de 2019 superava o Frontier em 6,18 segundos, o novo computador quântico do Google registrou 47,2 anos.

Para saber todos os detalhes sobre o Google Sycamore, continue a leitura!

Leia também: Entenda o impacto da Internet das Coisas (IoT) no nosso cotidiano

Conheça os detalhes do computador quântico do Google

Em especificações, de acordo com artigo hospedado por pesquisadores de inteligência artificial do próprio Google, no repositório online de artigos científicos arXiv, o Sycamore tem um total de 70 qubits operacionais.

Parecidos com os valores 0 ou 1 dos equipamentos clássicos, os qubits permitem a superposição desses dois elementos, o que resulta em uma execução de cálculos extremamente mais rápida.

Para comprovar o atestado de supremacia quântica, o Google trabalhou com um benchmark sintético chamado Amostragem de Circuitos Aleatórios (RCS), que permite identificar fases distintas impulsionadas pela interação entre dinâmica quântica e ruído.

Vale explicar que o ruído quântico é um desafio na operação desse tipo de dispositivo, já que diz respeito às incertezas e fragilidades próprias de um computador quântico.

E, justamente, lidar com esse ruído é um objetivo para garantir que os estados dos qubits sejam registrados corretamente, que são cruciais para o funcionamento desse tipo de equipamento.

Após toda essa complexibilidade de termos e especificações, o próximo passo agora é que esse computador quântico do Google, bem como seus concorrentes, apresente agora funções mais práticas, de maneira que agregue valor à sociedade de uma maneira inviável para as máquinas comuns.

Você pode se interessar também por: Threads: conheça a nova rede social rival do Twitter

Conheça a GIZMOO

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o novo computador quântico do Google, Sycamore, chegou o momento de conhecer a GIZMOO.

Somos o seu novo portal de tecnologia, com as últimas notícias e atualizações sobre dispositivos eletrônicos, entretenimento, streaming, aplicativos, softwares, celulares, além do mercado automotivo.

Aqui na GIZMOO, nossa equipe de especialistas trabalha para trazer as notícias mais relevantes e interessantes sobre os avanços da tecnologia.

Quer você seja um entusiasta de gadgets, um amante de entretenimento em streaming, um aficionado por aplicativos ou apaixonado por celulares, a GIZMOO é o seu portal com as principais notícias do universo tecnológico.

Acesse a nossa home e confira outras notícias!

Jornalista e especialista em marketing de conteúdo voltado para tecnologia, entretenimento e mercado automotivo.

Deixe seu comentário

  • Rating