7 de setembro de 2024
Av. Paulista, 1079 - São Paulo/SP
Internet Softwares Tecnologia

Mais uma IA do Google: empresa anuncia Gemini para concorrer com ChatGPT

Mais uma IA do Google: empresa anuncia Gemini para concorrer com ChatGPT

Gemini, do Google, chega para superar o GPT-4, da OpenAI, em tarefas mais complexas, a partir da melhor compreensão e contextualização das demandas

No último dia 06 de novembro, o Google anunciou mais um recurso de inteligência artificial: o Gemini. Segundo a empresa, a nova solução é um grande modelo de linguagem multimodal, capaz de superar o GPT-4, da OpenAI.

Para se desligar da alcunha de “software inteligente”, a ideia do Gemini é que seja uma plataforma mais útil e intuitiva para os usuários.

Para isso, o novo recurso da gigante de tecnologia é capaz de compreender, operar e combinar diferentes tipos de informação, a partir de textos, áudios, imagens, vídeos e linguagens de programação.

Na prática, o Gemini é o modelo mais flexível desenvolvido pelo Google até agora, já que a plataforma pode ser implementada em diversas aplicações, desde dispositivos móveis, como smartphones e tablets, até data centers, por exemplo.

Por enquanto, o novo recurso de inteligência artificial do Google será ofertado em três opções:

  • Gemini Nano: versão menor e mais eficiente para atividades que rodam direto em dispositivos móveis, como smartphones e tablets
  • Gemini Pro: modelo ideal para escalar um grande conjunto de tarefas
  • Gemini Ultra: maior opção e capaz de lidar com tarefas altamente complexas

Continue a leitura e saiba mais sobre o novo modelo de inteligência artificial de linguagem multimodal, do Google, o Gemini.

Leia também: Busca do Google com inteligência artificial generativa é lançada no Brasil

Conheça os principais detalhes do Gemini

Já disponível via Google Bard no idioma inglês, o Gemini já chegou também ao smartphone da empresa, o Pixel 8 Pro, e, em breve, será disponibilizado diretamente na ferramenta de busca do Google.

Na prática, no smartphone do Google, o Gemini já pode realizar tarefas no aplicativo de gravação de áudio e até no WhatsApp.

Conforme o Google, o Gemini foi projetado para ser multimodal, ou seja, para compreender e raciocinar sobre todos os tipos de informações.

Com isso, a plataforma pode extrair dados e obter percepções de centenas de milhares de documentos, por exemplo, a partir da filtragem e compreensão das informações.

Além disso, o Gemini ainda pode reconhecer e compreender, ao mesmo tempo, diversos documentos de texto, imagens, áudios e muito mais, para entregar respostas mais contextuais, mesmo para as perguntas mais complexas.

Por fim, para concorrer com o ChatGPT, o Google explicou que o Gemini pensa com mais cuidado antes de responder perguntas difíceis e, nos primeiros momentos, a versão Ultra tem superado o GPT-4, em capacidades de texto, raciocínio, matemática e programação.

No mais, nos testes iniciais multimodais, a plataforma também se mostrou mais confiável em questões que envolvem imagens, vídeos e áudios.

Você pode se interessar por: Mudança de nome: Bing Chat agora é Microsoft Copilot

Sobre a GIZMOO

Agora que você já sabe sobre olançamento do Gemini, novo recurso de inteligência artificial modelo de linguagem multimodal do Google, chegou o momento de conhecer a GIZMOO.

Somos o seu novo portal de tecnologia, com as últimas notícias e atualizações sobre dispositivos eletrônicos, entretenimento, streaming, aplicativos, softwares e celulares, além do mercado automotivo.

Aqui na GIZMOO, nossa equipe de especialistas trabalha para trazer as notícias mais relevantes e interessantes sobre os avanços da tecnologia.

Quer você seja um entusiasta de gadgets, um amante de entretenimento em streaming, um aficionado por aplicativos ou apaixonado por celulares, a GIZMOO é o seu portal com as principais notícias do universo tecnológico.

Acesse a nossa home e confira outras notícias!

Jornalista e especialista em marketing de conteúdo voltado para tecnologia, entretenimento e mercado automotivo.

Deixe seu comentário

  • Rating